sexta-feira, 12 de março de 2010

A nossa Alice é mais bonita

A colecção QB quer-se uma biblioteca de clássicos na justa medida – no tamanho, no preço e no propósito de levar aos leitores obras clássicas da literatura portuguesa e estrangeira “lidas” para esta edição por quem delas gostou especialmente, ou tem uma perspectiva sobre a razão pela qual faz sentido ler hoje determinada obra. Uma espécie de “porquê ler este clássico” assegurado de forma breve e clara. José Vaz Pereira introduz-nos à sua própria tradução, feita com Manuel João Gomes e surgida originalmente na edição dos Livros Afrodite, na década de 70, de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Há aventuras que nos transformam, mas o caso de Alice é especial: a partir do momento em que descemos com ela pelo buraco dum coelho, deixamos mesmo de saber o que nos espera ao virar de cada página. E cada leitura que fazemos desta obra verdadeiramente clássica é sempre um espelho onde vemos como nos transformámos desde a última leitura: onde crescemos e onde encolhemos, em que lado do cogumelo precisaremos de acertar para voltarmos a ter uma altura… aceitável. Uma leitura à altura de Alice: dos poucos centímetros aos muitos metros, dos 8 aos 80 anos.

Dizer que Alice no País das Maravilhas é uma obra-prima não chega: esta obra de Lewis Carroll, nascida de uma brincadeira de crianças numa tarde de Verão de há quase 150 anos, foi traduzida para todas as línguas, contada, adaptada e readaptada a todas as formas artísticas, e continua a fascinar-nos todos os dias por razões que ultrapassam em muito a estética literária. Como resumirá José Vaz Pereira no prefácio a esta edição: «Alice é para a vida». Boas leituras!

A colecção QB trará novidades ao ritmo mensal, de literatura portuguesa, estrangeira e juvenil, a preços entre os 5,95€ e os 9,95€.

1 comentário:

  1. Parabéns ao ilustrador. Já conhecia as suas ilustrações dos "Invisíveis", gosto do traço e adoro as cores.

    ResponderEliminar