terça-feira, 16 de novembro de 2010

Novidades: VIVA A REPÚBLICA, de Jorge Laiginhas

Viva a República - Diário de um Monárquico é um folhetim azougante que se passa num tempo em que um desgoverno pare outro desgoverno que pela lei da sucessão o há-de substituir na desgovernança.
Um povo apoplexado diante duma tringalha morta na cruz; estarroiçamentos pecaminosos na câmara municipal que é um alfobre de subtractivos; uma menina viscondessa, endoudadinha de todo, que arrasta o escrivão camarista pela rédea pra qu'ele a desendoude; e, cousa cegante de mirar-se, um bando de pardais, piu piu piu, a bicar o painço qu'alguém semeou nos entrefolhos da passarinha da Orquidinha!
Entrementes – diz o Ambrósio que é desaparelhadinho do juízo – as finanças públicas estão dilapidadas; a indústria enferrujada; a agricultura anda a monte; a justiça ao deus-dará… e sua alteza, o chefe do governo, qual insano, terá jurado que estamos no bom caminho! Arre burro!

JORGE LAIGINHAS nasceu a 3 de Junho de 1961 na freguesia de S. Mamede de Ribatua, concelho de Alijó onde reside. Licenciado em história e pósgraduado em ciências documentais tem vindo a desenvolver a sua actividade profissional no âmbito da história, arquivística, biblioteconomia, museologia, romance, folhetim e crónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário